Um renomado professor doutor, com várias titulações acadêmicas admiráveis e conquistas profissionais de respeito compartilha um vídeo onde um sujeito caminha pelas ruas de Londres falando ironicamente que o Brasil está afundado no desemprego e as empresas estão fechando por causa das práticas ESG.
Como é que é? Não acredito que toda empresa com práticas ESG realmente o façam por propósito e para causar impacto positivo no mundo, mas não consigo acreditar que isso tudo não passa de papo furado de uma ala político ideológica que não enxerga um palmo à frente do nariz.
Inclusive, pelo interesse que tenho nesta área que comecei o mestrado. Como as empresas abraçam as causas e quais os sinais de que esse ativismo é autêntico? São questionamentos que me movem para descobrir e ajudar as empresas a decidirem como vão se comportar no mercado.
Já tive o privilégio de trabalhar em empresas que têm em sua gênese as práticas ESG e que realmente fazem muita diferença no mundo.
Conheço o CEO de uma empresa na área de restauração florestal que tem um trabalho incrível de manejo florestal e proporciona um impacto socioambiental absurdamente positivo.
Prestei consultoria no segundo semestre de 2023 para uma empresa que leva muito a sério as práticas ESG, inclusive que consegue organizar a distribuição de verba para projetos sociais de alto impacto. Como isso pode ser prejudicial para a economia?
As empresas com práticas ESG não vão salvar o mundo. Ninguém vai. Mas, essas boas práticas diminuem o impacto nocivo da destruição silenciosa e contínua que o nossos sistema econômico proporciona.