Se você trabalha com marketing, certamente já ouviu ou leu sobre a importância de ter landing pages para suas campanhas de tráfego pago.
É comum se perguntar, no início, porque não enviar tráfego direto para o site? A resposta é que no site, o visitante tem muitas opções para sair da página sem fazer aquilo que queremos que ele faça. Já a landing page, é projetada para que o visitante tenha apenas uma opção: fazer a ação desejada da página.
Existem exceções, como tráfego para loja virtual, em que você direciona os visitantes para páginas específicas de produtos, mas em se tratando de venda de infoprodutos ou captura de leads, a landing page é o recurso ideal.
O que é uma landing page?
Uma landing page é uma página de destino criada para uma campanha de marketing específica.
Ela é projetada para levar os visitantes a realizar uma única ação, como comprar um produto, assinar uma lista de e-mail ou solicitar um orçamento.
A landing page poderosa é aquela capaz de converter visitantes em novas oportunidades, vendas, negócios. É a landing page que passou em todos os testes que você realizou e está em seu potencial máximo.
Para que serve uma landing page?
Uma landing page pode ser usada para uma variedade de propósitos, incluindo:
- Vender produtos ou serviços;
- Gerar leads;
- Aumentar o tráfego do site;
- Educar os clientes sobre seus produtos ou serviços;
- Construir relacionamentos com os clientes — pesquisa, download de materiais etc.
Conheça as diferentes categorias de landing page
Existem diferentes categorias de landing pages, cada uma com um objetivo específico. Algumas das mais comuns incluem:
- Landing pages de vendas: essas páginas são usadas para vender produtos ou serviços. Elas geralmente incluem uma copy que destaca os benefícios do produto ou serviço, um formulário de compra ou um botão de compra, dependendo do formato de comercialização;
- Landing pages de geração de leads: essas páginas são usadas para coletar informações de contato de potenciais clientes. Elas geralmente incluem uma copy que destaca os benefícios de se tornar um lead, um formulário de inscrição e um botão de inscrição. O formulário deve ter a função de capturar os dados de contato e, se possível, trazer alguma informação de qualificação do lead. O ideal é utilizar de 3 a 5 campos, lembrando que quanto mais campos tiver no formulário, maiores são as chances de qualificação do lead e por outro lado a taxa de conversão tende a cair proporcionalmente ao número de campos acrescentados em um formulário;
- Landing pages de tráfego: essas páginas são usadas para aumentar o tráfego do site. Elas geralmente incluem uma copy que é relevante para o público-alvo e um botão de compartilhamento social.
- Landing pages educacionais: essas páginas são usadas para educar os clientes sobre produtos ou serviços. Elas geralmente incluem uma copy que é informativa e um botão de compartilhamento social. Pode ser a explicação sobre uma mudança de processo, ou um conjunto de informações que orientam o cliente sobre a melhor forma de usufruir dos serviços prestados etc.
- Landing pages de relacionamento: essas páginas são usadas para construir relacionamentos com os clientes. Pode ser para aplicar pesquisa de satisfação, como a NPS, por exemplo. Elas geralmente incluem uma copy que conduz o visitante à realização da ação principal da página.
Independente do tipo de landing page, é importante lembrar que, dependendo da ferramenta que você estiver usando, a landing page serve também para medir o engajamento do lead, se a visita foi realizada, se clicou em algum botão, se fez download.
Estes dados contribuem para você saber se aquele lead está no momento de uma abordagem comercial ou não, dependendo do nível de engajamento demonstrado nas interações com a landing page.
Ingredientes que não podem faltar
Uma landing page pode ser comparada a um prato. Existem inúmeras formas de preparar um alimento, desde os ingredientes até os temperos. Mas, existem alguns itens que não podem falta de jeito nenhum.
Uma landing page excelente deve ter os seguintes ingredientes:
1. Título claro e conciso que indique o que a página está oferecendo
O título da sua landing page é a primeira coisa que os visitantes verão, então é importante que seja claro e conciso. Deve indicar claramente o que a página está oferecendo e por que os visitantes deveriam se importar.
Este título deve dialogar diretamente com o público-alvo da campanha, mostrando de forma persuasiva e muito direta o benefício principal daquilo que está sendo oferecido, ou o estado desejado daquele público e ainda, relacionado com o anúncio que levou o visitante até a landing page.
Por exemplo, se você estiver lançando um novo produto, o título pode ser “Conheça todos os benefícios que nosso novo produto leva até você!”. Ou, se estiver oferecendo um desconto, o título pode ser “Obtenha 20% de desconto em sua primeira compra!”.
2. Copy que seja envolvente e informativa
A copy da sua landing page é o texto principal da página. Deve ser envolvente e informativo, e deve convencer os visitantes a tomar uma ação, como se inscrever em sua lista de e-mail, comprar um produto ou solicitar um orçamento.
Ao escrever sua copy, certifique-se de usar uma linguagem clara e concisa. Evite jargões ou termos técnicos que os visitantes possam não entender — a não ser que queira usar a linguagem como uma técnica de qualificação dos leads.
Também é importante usar uma linguagem emocional que ressoe com seus visitantes. Por exemplo, se você estiver vendendo um produto que pode ajudar as pessoas a economizar tempo, você pode usar uma linguagem que enfatiza a conveniência do produto.
Além de ser envolvente, a copy da sua landing page também deve ser informativa. Deve fornecer aos visitantes todas as informações de que precisam para tomar uma decisão amparada pelo lado racional.
Isso inclui informações sobre o produto ou serviço que você está oferecendo, os benefícios do produto ou serviço, vantagens em relação aos concorrentes, garantias, preço e formas de pagamento do produto ou serviço.
3. Chamada à ação (CTA – call to action) que seja clara e concisa
A CTA é o botão ou link que os visitantes clicam para tomar uma ação. Deve ser claro e conciso, e deve indicar claramente o que você quer que os visitantes façam.
Por exemplo, se você quiser que os visitantes se inscrevam em sua lista de e-mail, a chamada à ação pode ser “Inscreva-se na nossa lista de e-mail”.
Ou, se você quiser que os visitantes comprem um produto, a chamada à ação pode ser “Compre agora”.
A cor do botão é fundamental pra que a sua landing page seja um sucesso. É importante utilizar uma cor que tenha bastante contraste com o fundo da página, de modo que não haja nenhuma dúvida de que a ação principal a ser realizada na página esteja relacionada com aquele botão.
4. Formulário de inscrição que seja fácil de preencher
O formulário de inscrição é a forma de coletar informações de contato dos visitantes. Deve ser fácil de preencher e não deve exigir muita informação.
Os campos mais importantes para incluir no formulário são o nome e o endereço de e-mail do visitante.
Você também pode incluir outros campos, como o número de telefone, o endereço, data de nascimento, site da empresa. No entanto, certifique-se de que os campos adicionais sejam necessários para o seu objetivo.
Por exemplo, se você quiser fazer contato via telefone com os visitantes, você precisará do número deles. Mas, se você quiser apenas manter contato por e-mail marketing com eles, talvez não deva solicitar telefone.
As informações que você vai solicitar no formulário devem ser minuciosamente pensadas para a utilização dentro de sua estratégia.
5. Depoimentos de clientes
Se você já tem clientes, reforça muito a persuasão da página se tiver depoimentos em texto ou preferencialmente em vídeos sobre a solução que você está oferecendo.
É a seção que trabalha a prova social, ou seja, as pessoas que estiverem em dúvida sobre avançar, podem se sentir mais seguras a partir do depoimento de clientes satisfeitos.
6. Aparência visual atraente e responsiva
A aparência visual da sua landing page é tão importante quanto o conteúdo da página. A página deve ser visualmente atraente e fácil de navegar.
Também deve ser responsiva, o que significa que deve se adaptar a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
Ao projetar a aparência visual da sua landing page, certifique-se de usar cores e fontes que sejam atraentes e fáceis de ler. Você também deve usar imagens e vídeos que sejam relevantes para o conteúdo e objetivo da página.
Além de ser visualmente atraente, a landing page também deve ser fácil de navegar. Os visitantes devem poder encontrar facilmente as informações de que precisam e devem ser capazes de tomar uma ação rapidamente.
7. Redes sociais
Ainda sobre a aparência, muitas vezes, as pessoas ficam em dúvida sobre colocar os ícones para as redes sociais. É melhor não colocar, para evitar justamente que a pessoa saia da página sem executar a ação desejada.
Caso você tenha um número muito grande de seguidores que pode lhe ajudar no convencimento do visitante, você pode colocar um print do perfil de rede social com destaque para os números.
Outro ponto importante relacionado às redes sociais é incluir botões de compartilhamento. Estes sim são recomendados. Mas, ainda assim, você deve ser bem criterioso ao decidir por incluir tal recurso.
8. Automação
Após decidir sobre o conteúdo e os mecanismos de funcionamento da sua landing page, é importante pensar também na parte de automação. Principalmente, se a landing page tiver como objetivo capturar leads.
Caso este seja o seu caso, é de extrema importância que você tenha um software de automação para enviar um e-mail de boas-vindas aos incritos e, depois, uma sequência de e-mails para conduzir o visitante de lead até cliente.
Os e-mails podem ter informações valiosas que complementem a promessa inicial da landing page. Podem ser conteúdos que ofereçam algo de alto valor aos leads e provoque neles uma sensação de reciprocidade.
IMPORTANTE: todas as técnicas apresentadas tem como objetivo facilitar a vida das pessoas, tanto dos profissionais de marketing quanto dos compradores. Jamais, jamais utilize estas técnicas de forma leviana ou irresponsável.
Ao seguir essas orientações, você vai ter landing pages eficazes em gerar novos negócios.
Não negligencie estes itens
Agora, os maiores erros que as pessoas comentem ao fazer landing pages incluem negligenciar os itens explanados acima. Procure sempre verificar estes pontos.
Segue abaixo um checklist pra você conferir:
- Título claro e conciso que indique o que a página está oferecendo
- Copy que seja envolvente e informativa
- Chamada à ação que seja clara e concisa
- Formulário de inscrição que seja fácil de preencher
- Aparência visual atraente e responsiva
Ferramentas para fazer sua próxima landing page
Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo a criar landing pages. Algumas das ferramentas mais populares incluem:
- WordPress (com os plugins de construção de páginas Elementor ou Brizy);
- Squarespace;
- Leadpages;
- ClickFunnels;
- RD Station Marketing;
Ao escolher uma ferramenta para criar sua landing page, você deve considerar seus objetivos, seu orçamento e seu nível de habilidade.
O ponto mais importante em uma landing page é a sequência lógica, as informações e a forma como ela conduz o visitante de uma seção à outra. O design é importantíssimo também, mas você pode contratar em sites de freelancers ou ainda, pode pedir à sua agência para fazer a landing page que você está precisando.
Espero que este artigo tenha lhe ajudado a ter uma ideia mais estruturada sobre como deve ser uma landing page poderosa, dessas que geram negócios para a sua marca.
Se precisar de um suporte profissional nesta área, conte comigo. 😉
One thought on “Como transformar simples Landing Pages em recursos poderosos”
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