Você sabia que o Pinterest Ads pode ser uma potência para a sua marca?

Se a sua marca tem forte apelo visual e pode ajudar as pessoas com referências visuais, esta pode ser a melhor plataforma para você construir consciência de marca e atrair leads qualificados para o seu negócio. Já tinha isso em seu radar?

Caso você ainda não conheça, pare a leitura agora e acesse o site para ter a experiência de usuário de buscar inspiração visual sobre algum assunto de seu interesse. Depois, volte aqui para continuar! 🙂

O Pinterest é uma solução de funil completo que alcança o público com grande intenção de compra. É a única plataforma em que as pessoas planejam ativamente o que querem. Por isso, você pode chegar até elas nos momentos cruciais de todo o processo de tomada de decisão.

Pinterest, 2023

Alguns exemplos de segmentos que podem se beneficiar muito com o Pinterest Ads:

  • Arquitetura
  • Design de Interiores
  • Escolas de Arte
  • Escolas de Design
  • Roupas e Acessórios de Moda
  • Móveis e Decoração
  • Estúdios de Fotografia

Isso para citar apenas alguns. As pessoas utilizam o Pinterest para buscar inspiração, para ter ideias, buscar referências visuais para aquilo que elas querem fazer, construir ou comprar.

E é aqui que entra o nosso trabalho: ajudar você a atrair negócios através do Pinterest.

Sobre o potencial da ferramenta: em 2021 eram 46 milhões de pessoas que utilizavam o Pinterest no Brasil. A maior parte formada por mulheresmães e economicamente ativas.

Para cada segmento, o Pinterest oferece dados para fundamentar as tomadas de decisão, mas é seguro afirmar que se o seu produto tem apelo visual, você está perdendo dinheiro se não está anunciando nesta plataforma ainda.

Métricas de Acompanhamento

Assim como em outras plataformas de anúncios online (Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Google, LinkedIn), o Pinterest Ads é super completo em seu painel de controle.

São inúmeras ferramentas e recursos para monitorar e otimizar o desempenho das campanhas.

Na parte de público, é possível segmentar por gênero, faixa etária e interesses.

Os interesses são divididos em grandes áreas e depois em sub tópicos. Tudo para deixar as campanhas super segmentadas, fazendo com que seus anúncios cheguem apenas nas pessoas do seu público.

Voltando a falar sobre as métricas, tem todas as mais comuns: CTR, CPM, Alcance, Impressões.

Como se trata de uma plataforma de inspiração, é normal que o CTR fique um pouco abaixo das plataformas onde a interação é maior, como no Instagram, por exemplo.

Mas, é importante entender a característica da plataforma e o potencial de construção de awareness (lembrança de marca) neste ambiente.

3 motivos pelos quais você deve colocar o Pinterest em seus planos de mídia

1. Plataforma visual

Se a sua empresa tem forte apelo visual, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para anunciar seus produtos ou serviços.

A plataforma é composta por imagens, vídeos e gifs, e é altamente voltada para o compartilhamento e a descoberta de novos conteúdos, o que significa que você tem uma excelente oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência altamente envolvida e interessada em novidades.

Além disso, o Pinterest possui ferramentas poderosas de pesquisa e categorização, o que ajuda a garantir que o seu conteúdo seja visto pelas pessoas certas.

2. Público altamente engajado

Uma das maiores vantagens de anunciar no Pinterest é que a plataforma é muito popular entre mulheres com idades entre 18 49 anos.

Essa faixa etária é altamente engajada com conteúdo visual, e é conhecida por ser consumidora de diversos tipos de produtos e serviços.

Ao anunciar no Pinterest, você tem a oportunidade de se conectar com essa audiência valiosa e aumentar a exposição da sua marca para um público altamente engajado.

3. Ambiente de descoberta e inspiração

O Pinterest é uma plataforma onde as pessoas vão para descobrir novas ideias e se inspirar, o que significa que você tem a oportunidade de apresentar seu negócio para uma audiência que está aberta a novas experiências.

Além disso, a plataforma tem uma funcionalidade chamada “Pins Relacionados“, que exibe conteúdo relacionado ao que o usuário está visualizando no momento, o que aumenta as chances de sua marca ser descoberta por pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.

Com isso, você pode atrair novos clientes e aumentar a sua base de seguidores e fãs da sua marca.

Como começar a utilizar o Pinterest hoje, sem investir um único centavo?

Até agora, falamos sobre a possibilidade de anunciar no Pinterest, mas é possível construir uma audiência fazendo duas atividades que não vão te custar dinheiro, a princípio:

1. Organize quadros de inspiração

Você pode criar um perfil da sua empresa com o link do seu site ou blog, uma descrição da sua marca e criar quadros temáticos de inspiração.

A ideia é que você ajude as pessoas que estão em busca de inspiração com uma espécie de curadoria de conteúdo.

Isso vai ajudar as pessoas a terem um primeiro contato com a sua marca, além de gerar um sentimento de gratidão por ter organizado quadros com referências selecionadas e inspiradoras.

Além de organizar os quadros, você pode integrar o online com o offline, imprimindo cartazes e colocando em seu estabelecimento para que os clientes possam encontrar sua marca e seus quadros no Pinterest, utilizando para isso os Pincodes — uma espécie de QR Code, mas personalizados no estilo do Pinterest, onde o cliente utiliza o smartphone e acessa um endereço específico.

Aqui tem um manual pra você entender como funciona, é bem prático!

2. Publique conteúdo

Da mesma forma que em outras plataformas, o contéudo criado pelos usuários é muito importante no Pinterest também.

Então, você pode gerar conteúdo a partir dos seus próprios produtos ou serviços, mas sem o viés comercial.

Se você tem uma Escola de Arte, por exemplo, pode criar uma série de Pins (é como são chamados os conteúdos) com os trabalhos dos alunos e professores.

Agora, se você é dono de um escritório de Arquitetura, pode criar Pins tanto dos projetos realizados pelo seu escritório, quanto de cenários e sugestões de interiores, materiais de acabamento, revestimentos etc.

Tudo o que for visual e puder ajudar seu futuro cliente na jornada de descoberta e inspiração, é válido. Aqui você tem algumas orientações para melhorar sua performance no sistema orgânico da plataforma.

Em resumo, o Pinterest pode ser uma excelente escolha para a sua empresa se a sua marca tem forte apelo visual e deseja se conectar com uma audiência altamente engajada e receptiva a novas ideias.

Com a plataforma, você terá a oportunidade de apresentar seus produtos ou serviços para novos públicos e aumentar a sua base de seguidores e clientes fiéis.

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