Este artigo é um tutorial simples e direto pra você colocar sua empresa na internet de graça e começar a atrair negócios em curto espaço de tempo.
O Google Meu Negócio (Google My Business) tem como objetivo ajudar as pessoas, os usuários do Google a encontrar produtos, serviços e soluções nas localizações onde eles estão procurando.
Portanto, o primeiro ponto importante a ser mencionado é que, se o seu negócio é um negócio digital, o Google Meu Negócio não vai ser tão útil pra sua empresa.
Antes de iniciar o tutorial, é importante que você entenda o que é este serviço do Google e como ele vai ajudar sua empresa.
Se você precisa de uma lata de tinta e busca no Google por “loja de tinta“, por exemplo, é provável que apareçam as lojas disponíveis mais próximas de você.
Este mecanismo entrega ao usuário do Google uma solução incrível: indicações de negócios locais próximo de onde a pessoa está fazendo a pesquisa.
E agora, com este tutorial, você poderá tirar proveito deste serviço valioso e gratuito, colocando sua própria empresa no radar de negócios do maior buscador da internet na sua região.
O primeiro passo é acessar a página do serviço. É necessário estar logado com uma conta Google, a conta que você utilizará para gerenciar seu perfil no GMN (Google Meu Negócio).
Você precisará clicar no botão “começar” que aparece no centro da tela.
Depois, aparecerá uma mensagem dizendo que você pode adicionar sua empresa no Google gratuitamente. É só seguir as orientações da página, porque é bem intuitivo. O trabalho de UX design foi feito com excelência. 😉
E se a minha empresa já estiver aparecendo no Google Meu Negócio?
Este serviço do Google também funciona com indicação dos usuários, por isso, pode ser que sua empresa já esteja aparecendo no Google e você não tenha acesso ao perfil para gerenciar.
Isso pode acontecer se as pessoas marcaram sua empresa no Google Maps, se fizeram avaliação dos produtos e serviços etc.
Se este for o seu caso, será necessário requerer o perfil para gerenciar. Você precisará acessar essa página e procurar pela sua empresa no campo de busca.
Assim que aparecer, você deve clicar em cima e solicitar acesso para gerenciar a conta. A imagem que vai aparecer é parecida com essa:
Importante! Mantenha o perfil do Google Meu Negócio sempre atualizado
Para ter sucesso ao utilizar o GMN, é preciso manter o perfil da empresa atualizado com fotografias do local, dos produtos e até dos clientes.
Outro ponto importantíssimo é a solicitação de avaliações. Os perfis das empresas podem ser avaliados com 1 a 5 estrelas. E você deve estimular seus clientes a avaliarem sua empresa. Assim, quem estiver buscando por produtos e serviços parecidos com os seus, encontrarão e confiarão na sua empresa, já que outras pessoas avaliaram com notas altas (4 e 5).
Se as avaliações forem ruins, você deve agir imediatamente para resolver o problema e sempre estimular os clientes mais satisfeitos a avaliarem.
Para isso, você pode fazer um cartaz com o QR code da página de avaliação e deixar próximo do caixa ou próximo da saída. Mas, a abordagem pessoal para solicitar a avaliação é sempre um bom caminho, se você não tiver um volume muito grande de clientes por dia.
Você pode oferecer algum brinde ou um desconto para estimular ainda mais a avaliação. Isso vai tornar o processo ainda mais agradável e benéfico para a marca da sua empresa.
Atenção ao escolher a categoria da sua empresa no Google Meu Negócio
Quando está criando seu perfil no GMN, você deverá escolher a categoria da sua empresa. Muita atenção neste processo, porque a escolha da categoria determina quais recursos serão oferecidos dentro do perfil.
Por exemplo, na categoria Restaurantes, o GMN oferece a opção de Menu/Cardápio e a possibilidade de fazer pedidos. Já na opção de Clínica de Estética, existem opções para realizar agendamentos.
Você pode adicionar uma categoria como principal e até 10 categorias como secundárias. As categorias secundárias não aparecem para o usuário e são utilizadas apenas para melhorar o mecanismo de busca.
Existe ainda a possibilidade de colocar palavras-chave relacionadas ao seu negócio para otimizar ainda mais o seu perfil para o mecanismo de busca.
Métricas que devem ser monitoradas no Google Meu Negócio
Quando você quiser uma visão geral do perfil da sua empresa, você pode acessar o endereço https://business.google.com/ e você terá acesso a vários botões de ação para incluir fotografias e vídeos, criar promoções, indicar datas especiais etc.
Um dos botões mais importantes se chama “Desempenho” e ao clicar nele você terá acesso a esta tela:
Você pode filtrar o período que você quer visualizar e ter acesso ao número de chamadas que foram originadas pelo seu perfil do GMN, agendamentos, orientações e cliques no link do seu site.
As duas principais métricas são orientações e chamadas, pois normalmente as pessoas que encontram seu perfil estão procurando por um negócio similar ao seu, então o próximo passo é descobrir como chegar (orientação) ou ligar (chamada).
Ofertas e promoções
Outro recurso muito interessante disponível no GMN é a possibilidade de fazer ofertas e promoções por tempo determinado.
Isso vai estimular a pessoa que acabou de encontrar sua empresa no Google a entrar em contato para aproveitar aquela condição especial.
O próximo passo, depois que você já estiver vendendo mais por usar o GMN é investir em tráfego pago.
No GMN você também pode anunciar para aparecer nas primeiras posições, independente da sua classificação na busca orgânica. É um recurso útil para quem está começando, para acelerar o alcance nas buscas relacionadas.
Espero ter ajudado você na configuração do perfil da sua empresa e encorajado você a utilizar este recurso de marketing tão importante e gratuito.